segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Visitas ao Jardim Aquático - 1º capítulo

Visitas ao Jardim Aquático - 1º capítulo


As Plantas no Aquário
Pesquisa e Adaptação: Mário d'Araújo


Ora vou agora iniciar algumas linhas que poderão servir para Vossa orientação e ao mesmo tempo como que para completar a imagem dos Vossos aquários, sem terem que recorrer a plantas artificiais. Por outro lado Vocês têm que perceber um pouco mais do lado floral para que obtenham a perfeita conjugação entre Peixes e Plantas.

As plantas não têm apenas uma função decorativa nos aquários, já que fazem parte activa de numerosos factores essenciais ao equilíbrio de um Eco-sistema.

Para começar proporcionam locais de abrigo aos Peixes, contribuindo assim para a segurança das espécies mais tímidas e mesmo dos recém-nascidos.

Logo intervêm directamente nos fenómenos bio-químicos que ocorrem nos aquários:
Ø - são as principais responsáveis pela produção de Oxigénio, necessário à vida dos Peixes e outros organismos (como as bactérias depuradoras);
Ø - contribuem para a purificação da água, pois reassimilam uma parte de compostos azotados indesejáveis, que se vão acumulando permanentemente na água (os Nitratos, por ex:).

Assim, uma vegetação sã e luxuriante, torna-se numa defesa eficaz contra a proliferação de algas indesejáveis. Fenómeno vulgar, a invasão de algas, compromete não só a beleza do aquário, mas também o equlíbrio do mesmo. Ora, se aquando da instalação do aquário plantarmos em quantidade suficiente, as Plantas entram em concorrência alimentar com as algas, o que impede estas de proliferarem.

Com um mínimo de princípios básicos e uma escolha de Plantas bem pensada (podem sempre recorrer a informação escrita das marcas que produzem material de apoio à aquariofilia, ou do manual ‘Tropica’ ou outro, que Vos dê imagens e ideias para a Vossa ‘jardinagem aquática’) é hoje em dia quase uma brincadeira de Crianças atingir o sucesso de um aquário bem plantado.

1º - As duas Fases da Plantação

As Plantas que escolheram deverão ser em quantidade suficiente para que exerçam uma influência real no sistema. Devido ao seu papel preponderante nos Vossos aquários, ver-se-ão largamente recompensados do investimento e tempo a elas dedicado.

Primeiro as Plantas de crescimento rápido
Uma vez decididos, a Vossa escolha inicial deverá ser direccionada para as Plantas de crescimento rápido. Deixem para mais tarde, quando os aquários estiverem estabilizados, as Plantas de desenvolvimento mais lento.

As Plantas rápidas, introduzidas aquando da montagem do aquário, contrariam (ou pelo menos deveriam contrariar) o aparecimento de algas e em simultâneo facilitam o encaminhamento do sistema para a fase de equilíbrio. Não devem esquecer as Plantas flutuantes, também elas excelentes colaboradoras na luta contra as algas.

Agora as Plantas de crescimento lento
Podemos então corrigir a plantação inicial, se necessário, e passamos à introdução das espécies complementares mais exigentes, de crescimento e fixação (enraizamento) mais lentos. Fica então o aquário com o visual quase definitivo, e, simples operações de rotina e manutenção, permitir-vos-ão obter uma vegetação luxuriante.

Assim, uma escolha criteriosa de ‘plantas rápidas’ e ‘plantas lentas’, aliada a uma plantação efectuada em duas fases, são as primeiras chaves para o sucesso do aquário.

2º - Pontos essenciais durante a Plantação

Preparar a plantação

O primeiro ponto a ter em consideração é a qualidade do solo, o que usar como substrato, refiro aqui o sera floredepot, se deve ter ou não ter conchas., etc., havendo como já disse anteriormente muita informação nas lojas da especialidade.

Em seguida elaborar um plano que defina as zonas de plantio em função das necessidades de luminosidade e que ofereça diferentes planos e grupos de Plantas, deixando as mais baixas (muitas vezes apelidadas de 1º plano) à frente, até às mais altas que ficarão mais para trás.

Escolher as Plantas

A escolha deverá ser feita em função do tamanho das espécies indicadas para os planos posteriores (as mais altas) e 1º plano (as mais baixas), as do centro (mais Luz) e as laterais (menos Luz).

Lembrem-se que devem evitar perdas de perspectiva ou cortes de visão, por mau posicionamento das Plantas.

Sirvam-se da forma das folhas e das cores das Plantas, para criarem uma decoração que para Vocês seja a mais atraente, pois o aquário é para Vocês e ouvirão sempre alguém a discordar do que fizeram.

Limpar as Plantas

Antes de plantar, devem limpar as algas e os caracóis (1 colher de sopa de Vinagre num litro de água), eliminar as folhas mortas ou em mau estado. As folhas mais velhas podem ser portadoras de Algas e portanto devem ser sempre arrancadas.

Cortem as raízes estragadas e reduzam-lhes o comprimento. Facilitará a fixação e crescimento de raízes novas.

Manutenção

A maioria das Plantas de crescimento rápido, adaptam-se fàcilmente aos novos ambientes e apresentam um aspecto luxuriante num curto espaço de tempo. Aconselho o uso regular de sera florenette A, adubo em pastilhas, e do sera florena, adubo líquido. Um desenvolvimento lento pode geralmente ser causado por iluminação deficiente, horas a mais ou a menos e também por falta de qualidade das lâmpadas. A rapidez de crescimento destas espécies está também dependente da absorpção de substâncias minerais através das folhas. O uso regular de adubo líquido pode ser necessário.

Com esta capacidade de crescimento, torna-se necessário podar as Plantas, e, se for o caso, dobrá-las, para que não saiam fora do aquário ou para que as suas formas não degenerem. As pontas cortadas podem ser plantadas junto das Plantas Mãe, melhorando assim o aspecto geral.

Os adubos em granulado ou em pastilhas, após as mudanças de água, fornecerão as substâncias nutritivas indispensáveis a uma flora sadia

Algumas espécies de crescimento rápido:

- Alternanthera reineckii







Bem adaptada aquário; frequente a perda da coloração rosa/violácea das folhas, sendo a principal causa a iluminação pouco intensa ou a falta de Ferro.





- Ceratophyllum demersum








Não suporta temperaturas elevadas, pode ser plantada ou deixada a flutuar, sendo a Planta ideal para a primeira fase dos aquários.







- Cabomba caroliniana





Das mais belas plantas de aquário, exigente quanto à Luz, disponível em várias cores, desde o Verde ao Castanho Avermelhado. Planta delicada.




- Hygrophila corymbosa






Muito tolerante quanto à qualidade da água, exigente em Luz, atingo o tamanho ideal para planos posteriores. Pega fàcilmente por estaca ou sem raiz.










- Hygrophila difformis (Synnema)









Uma das Plantas mais apreciadas pelos amadores, que exige Luz intensa e mudanças de água regulares. Podar regularmente e plantar as pontas.








- Hygrophila polysperma






Para plantar em grupo; pouco exigente na qualidade da água, temperaturas entre os 22º e os 28ºC, iluminação intensa. Podar regularmente.











- Limnophila sessiflora








Parecida com a Cabomba e de efeito esplendoroso quando em grupo; pouco exigente quanto à água, mas mudanças regulares são necessárias. Adubar de vez em quando e podar.




- Myriophyllum (Mil Folhas)




Variedade bem adaptada ao aquário dos 22º aos 25ºC, necessitando de água limpa (sem partículas em suspensão).







Poderia caracterizar muitas outras variedades, mesmo as de crescimento lento, como as Anubia (ideais para Discus e Escalares), as Cryptcoryne, o Feto de Java (Microsorium), mas também Vos aconselho a confiarem no Vosso fornecedor habitual, onde poderão recolher mais dicas e conselhos que Vos permitirão obter a satisfação de um aquário bem plantado.

Nenhuma destas linhas Vos dá uma garantia milagrosa de que tudo será assim, mas ao longo do tempo e de um percurso com sorrisos de satisfação misturados com a tristeza de alguns insucessos (que na maioria se devem a experiências que todos os aquariófilos gostam de experimentar) acho que acabo por ajudar a manter este fascinante mundo, que esperamos não termine nunca: a Aquariofilia.

marioadearaujo@gmail.com






Sem comentários: