quarta-feira, 29 de outubro de 2008

As Algas no Aquário de Água Doce


Cuidados com o Jardim Aquático

As Algas no Aquário de Água Doce

Pesquisa e Adaptação: Mário d’Araújo


Como com qualquer ‘hobby’ ou animal de estimação, devemos olhar e tratar do nosso aquário com um mínimo de atenção e cuidados, sem que com isso nos tornemos escravos nos nossos tempos livres. Espero e desejo que com as minhas informações e sugestões, todos se sintam mais à vontade num mundo tão fascinante e ainda tão misterioso para muitos, que é a Aquariofilia.

Estas linhas são uma abordagem simples sobre um dos mais vulgares problemas que afecta não só o aspecto como a fauna e a flora dos nossos aquários: as Algas.

A presença de Algas Verdes, com um desenvolvimento normal, se bem que inestético, é um dos indicadores positivos do equilíbrio geral do Aquário (parâmetros da Água, etc.).

E por desenvolvimento normal entende-se que não é uma proliferação excessiva e incontrolável, mas que por vezes acontece. Podem também ocorrer pragas de outros tipos de Algas, como as Castanhas, as Azuis, etc. Nestes casos a decoração desaparece, a areia fica ‘disfarçada’ e a beleza do Vosso Aquário deixa de existir. Para além destes factores ‘estéticos’, aquando destes excessos de algas, o crescimento das Plantas é afectado, bem como todo o equilíbrio biológico.

As Algas podem surgir progressivamente ou pura e simplesmente invadirem um aquário onde nunca havia problemas.

Em qualquer dos casos elas demonstram uma falha no equilíbrio do Aquário: Luz insuficiente ou demasiado intensa aliado ao excesso de tempo de Iluminação, Água degradada, poucas Plantas, etc.

Claro que como qualquer outro problema com que se depara o aquariófilo, também aqui se podem apontar várias soluções, sendo no entanto necessário descobrir a causa, para melhores resultados se conseguirem.

Existem vários Algicidas (Anti-Algas) no mercado, que podem ser de maior ou menor eficácia. Consultem o Vosso fornecedor e não se esqueçam que só pela utilização dos produtos (e aqui aconselho a leitura atenta das instruções de aplicação) poderão não obter os resultados que gostariam de ter, caso não corrijam a ou as causas do problema, solução que muitas vezes é o simples aumento da quantidade de Plantas no Vosso Aquário.

Uma vegetação sã e luxuriante

A título informativo (não é uma regra de ouro), um Aquário bem plantado, limita por si só, as manifestações de Algas indesejáveis. Com efeito, nos casos de Aquários bem plantados, as Algas e as Plantas entram em concorrência alimentar, e, se favorecermos o crescimento das Plantas, que assimilam ràpidamente as substâncias nutritivas dissolvidas na água, travaremos o desenvolvimento das Algas.

Para além disto devemos também acompanhar (e corrigir se necessário) os parâmetros físico-químicos da água do Aquário, que se perfeitos, são também inibitórios do desenvolvimento das Algas.

A seguir dou três conselhos para transformarem o Vosso aquário num Jardim Aquático:

1 – plantar em quantidade e variedade, escolhendo Plantas de crescimento rápido (aqui deixo a nota para a Vossa visita ao ‘blog’ ‘plantasdeaquario.blogspot.com’) e que devem ser plantadas individualmente. Isto deve ser tido em consideração logo após a compra ou montagem do Vosso aquário;
2 – favorecer a crescimento das Plantas, fornecendo Luz em quantidade e qualidade suficientes;
3 – estimular o desenvolvimento pela adição de CO2. O qu é isso? Como? Perguntas ou surpresa para alguns. Há várias marcas que comercializam ‘kit’ com garrafa, manómetro, etc., de instalação e controlo mais ou menos complicados e de preços mais ou menos ‘antipáticos’ mas que também ‘oferecem’ a possibilidade económica da instalação de um ‘kit’ bastante acessível que utiliza Pastilhas Solúveis que libertam CO2. Quer num caso quer no outro devem ler o Manual de Instalação e Utilização.

Que fazer?

Assim como existem várias maneiras de incrementar o desenvolvimento das Plantas, várias são também as hipóteses de prevenir ou contrariar a invasão das Algas.

Os produtos disponíveis garantem mais ou menos os mesmos resultados (e mais tarde com a prática aliada à teoria verifica-se que nem tudo o que se vê corresponde à realidade do que acontece), seja a médio/longo prazo como também de efeito imediato. Podemos pois encontrar produtos que eliminam quase todo o tipo de Algas, mesmo as filamentosas e as ‘apinceladas’ (parecem pequenos pincéis) desde que utilizados logo após a instalação do Aquário. Outros há também, que se dizem ‘de efeito rápido’ mas que implicam mudnças de água no fim do tratamento, sendo também (às vezes) mais eficazes contra as Algas Azuis. Seja qual for o caso que Vos surja, desliguem o filtro de Carvão (ou retirem este se Vos for possível).

Posso sugerir aqui o uso adequado do sera algenstop, o sera algovec, aliados ao sera morena. Nos casos da ‘água verde’, infestada por microalgas obtive óptimos resultados com o sera crystal, que precisa da Vossa atenção pois acidifica a água (baixa o pH, pelo que aconselho a adição conjunta do sera mineral salt bem dissolvido e aplicado junto à saída do filtro).


Vou agora tentar pormenorizar e descrever de uma forma mais profissional, o que atrás expliquei de modo simples e acessível.

As Algas Verdes
Identificação e Aspecto

As mais frequentes no Aquário, que não são necessàriamente um mau presságio. Regra geral desenvolvem-se mais ou menos lentamente, cobrindo os vidros, a decoração e mesmo as Plantas. O seu maior ou menor crescimento está ligado à concentração de Nitratos (NO3), pois só poderão proliferar em concentrações que não ultrapassem as 35mg/l, portanto em aquários equilibrados.

No entanto, se em excesso, prejudicam as Plantas e podem apresentar pelo menos estes dois aspectos:


- Filamentosas: colonizadoras do solo, elementos decorativos e mesmo as próprias Plantas;
- Flutuantes: microalgas responsáveis pela chamada ‘água verde’.


As Causas

Luz intensa e excesso de nutrientes: multiplicam-se fàcilmente, como se pode depreender, se exposto o aquário a Luz forte, artificial ou Natural (proximidade de Janela) e cuja água está sobrecarregada de nutrientes orgânicos (restos de comida é o mais comum) muitas vezes pela ‘preguiça’ de fazer mudanças de água parciais de forma regular.

A falta de Vegetação: é também comum o aparecimento de algas nos aquários mal plantados ou com plantas artificiais. Se em pequenas quantidades, as Plantas nunca consumirão o Dióxido de Carbono, e, muito menos, os nutrientes, facilitando assim o desenvolvimento da Flora indesejável.

Como Prevenir

Corrigir os parâmetros deficientes, e realço aqui a Iluminação, pois quase sempre se peca pelo excesso, quer de intensidade quer do tempo de funcionamento;
- plantar o aquário convenientemente e escolher espécies de crescimento rápido (ex: Hygrophila difformis entre outras);
- estimular o crescimento das Plantas com a adição de CO2;
- adquirir peixes Algívoros (que comem Algas) como os Ancystrus, os Hypostomus, as Molly, os Epalzeorhyncus (Raposa Voadora), os Otocinclus, etc.

As Algas Azuis
Identificação e aspecto

De cor verde escura ou azul esverdeado, formam uma película que vai cobrindo, por zonas, o solo do Aquário, os elementos decorativos e quando se fixam nas Plantas, estas acabam por morrer.

As Causas

O solo: com muita altura de Areia, muito compacto ou constituído por areias finas (que dificultam a circulação da água), torna-se fácil a propagação e crescimento deste tipo de Algas. Outros factores como o uso de ‘Areias Nutritivas’ (com turfa de má qualidade e componentes ricos em Azoto, principalmente Fosfatos), para além de ajudarem ao desenvolvimento das Algas, podem também originar fermentações devido ao aparecimento de zonas anaeróbias (sem oxigenação).

A água, a Manutenção: no dia-a-dia do nosso Aquário, vários erros podem ser cometidos e que não podemos esquecer:
- Nitratos elevados: falta de mudanças regulares de água, ou má qualidade da água que estamos a utilizar;
- uso de adubos de má qualidade (com Fosfatos na composição);
- higiene deficiente do Aquário (filtros sobrecarregados, excesso de animais);
- vegetação insuficiente;
- iluminação inadequada: demasiado fraca ou demasiado forte, lâmpadas velhas;
- fraca concentração de O2.

Como prevenir

- descobrir o porquê das deficiências;
- testar, principalmente a concentração dos Nitritos (NO2), dos Nitratos (NO3) e do Oxigénio (O2);
- soltar e aspirar bem o fundo;
- mudar de 10 a 25%, semanalmente, do total da água do Aquário.

As Algas Castanhas
Identificação e aspecto

Como se deduz do próprio nome, apresentam uma coloração ocre-castanha e um aspecto sujo. Desenvolvem-se sob a forma de manchas espalhadas no solo, na decoração e sobre os vidros do Aquário.

As Causas

Este tipo de Algas torna-se ou é frequente nos Aquários novos, ainda não equilibrados, mas devem ser consideradas como uma deficiência, caso se desenvolvam em demasia.

Como curiosidade, na Água Salgada, o aparecimento de Algas Castanhas é quase que sistemático, logo após a montagem do Aquário. Algumas semanas mais tarde cedem o lugar às mais sipáticas Algas Verdes. Mas, como em Água Doce, o não desaparecimento, é sinónimo de deficiência.

A Água, a Manutenção: não esqueçam!!
- excesso de compostos Azotados, taxa elevada de NO3, devidos a falta de renovação (por mudanças parciais) de água, ou população em excesso;
- pH e (ou) gH demasiado elevados.

A Iluminação: nunca é demais lembrar ...
- potência inadequada, geralmente insuficiente;
- tubos velhos, fraca qualidade do espectro luminoso;
(Nota: substituir a intervalos de 8 a 10 meses);
- tempo diário demasiado curto (abaixo das 10 horas)

Como prevenir

- detectar as causas e eliminá-las;
- testar o nível de Nitratos (NO3) e renovar, se necessário, uma parte da água;
- ajustar a Iluminação em qualidade e quantidade;
- testar e corrigir o pH e o gH;
- eliminar, por aspiração, uma parte das Algas e recorrer, se necessário, a um filtro motorizado para recolha dos restos em suspensão;
- limpar regularmente os vidros dos Aquários.

As Algas em Tufo ou Apinceladas
Identificação e aspecto

De cores variadas que podem ir do Verde até ao Negro, formam-se em pequenos ‘pincéis’ (daí a designação de apinceladas) que se fixam sobretudo nos bordos das folhas das Plantas mais duras (ex: Anubia) e nos vidros de onde são difíceis de remover. Para além do aspecto feio que distribuem, acabam por destruir as Plantas onde se fixam.

As Causas

A água: de fácil proliferação em aquários onde não são efectuadas mudanças regulares de água, o que leva à acumulação de Nitratos. Também se favorece o crescimento e reprodução das Algas se o pH for superior a 7,5 e a dureza carbonatada, o kH, for superior a 10º (na escala Alemã).

Nestes casos, o CO2 esgota-se ràpidamente, o que afecta o crescimento das Plantas.

Como prevenir

- renovar a água regularmente, cerca de 25% de 3 em 3 semanas, o que permitirá um controlo do índice de Nitratos;
- baixar a dureza, se necessário, pela adição de água desmineralizada ou destilada;
- controlar periòdicamente o pH e corrigir se for necessário;
- retirar as folhas mortas;
- introduzir peixes Algívoros, como já referi antes, nos casos das Algas Verdes;
- se as Vossas finanças o permitirem, adquiram um ‘kit’ de CO2 (e leiam as instruções com atenção – em caso de dúvida esclareçam-nas no Vosso fornecedor) e instalem-no no Aquário. Podem sempre recorrer ao CO2 sob a forma de comprimidos, menos onerosos e simples de utilizar.

marioadearaujo@gmail.com

Sem comentários: